Anualmente, a avaliação do Enade testa o conhecimento dos alunos das instituições de ensino superior, a fim de avaliar a qualidade das universidades do Brasil. Uma das grandes questões para as IES está em transmitir aos estudantes a importância de realizar uma boa prova.

Pode-se dizer que é desafiador, tendo em vista que o Enade é essencial às universidades e, à primeira vista, nem tanto aos acadêmicos, já que não é cobrado deles nenhum tipo de desempenho mínimo nas provas.

Então como convencê-los de que é importante realizar uma boa avaliação?

O post a seguir trará algumas orientações para mostrar aos estudantes o valor do exame e prepará-los para este momento. Acompanhe!

1. Esclareça as dúvidas dos alunos sobre a avaliação do Enade

É fundamental que os discentes da IES estejam conscientes de como é a avaliação. Desde sua relevância até como é, de fato, a prova, em relação a conteúdos abordados e número de questões.

Também é comum acharem que, para eles, o Enade tem o peso de um Enem, ainda que para a IES seja o mesmo: avaliar a qualidade do ensino. A diferença é que no exame de nível superior não há exigência de nota aos estudantes.

É importante deixar isso claro, porém, em paralelo, mostrar o quão significativo é fazer uma boa prova, pois elas são consideradas o reflexo do ensino da universidade e, automaticamente, será benéfico a eles no futuro, especialmente aos formandos.

Quanto mais qualificada a instituição, maior o renome e, assim, os alunos serão mais bem cotados no mercado de trabalho. Todos saem ganhando!

 

Conteúdo abordado no exame

O modelo da prova e o conteúdo exigido também são preocupações corriqueiras e bastante pertinentes. Deixe claro que eles serão avaliados de acordo com seus cursos. Alguns acreditam que as questões são sobre conhecimentos gerais e isso pode acabar desestimulando-os. Por isso, afaste logo qualquer tipo de apreensão ou desinteresse, esclarecendo o que será abordado no Enade.

2. Ofereça simulados do Enade

Tão importante quanto explicar como é a estrutura da prova, é mostrar como funciona. Os simulados são ótimas maneiras para oferecer uma experiência prévia do Enade, podendo facilitar muito as coisas.

No simulado é possível ter uma noção de como funciona o exame, então é essencial que a IES realize tudo de forma bastante fiel, de fato simulando, não só a prova em si, mas toda a experiência de realizar o Enade.

Essa atividade certamente dará mais segurança, principalmente por perceberem que estarão diante do conteúdo exposto nos anos de curso.

 

Reuniões antes do simulado

No dia do simulado, os estudantes precisam estar confiantes e com tudo esclarecido acerca da prova. Uma boa dica é que a instituição promova palestras e reuniões antes dos testes, abordando todos os temas julgados pertinentes para a realização do simulado e também do próprio Enade.

Dica: oferecer horas de Atividade Complementar é uma sugestão para motivá-los a ir nestes encontros.

3. Observe em que os alunos precisam melhorar

Os simulados também se tornam uma pré-avaliação de como está o desempenho de cada um nas provas. Este é um momento interessante para observar suas possíveis dificuldades.

Analisar o desempenho pode ser fundamental para oferecer reforço nos assuntos em que, de modo geral, o aproveitamento não foi bom. Com base nisso, a faculdade pode oferecer aulas de reforço de todo o conteúdo, assim como focar nos tópicos em que foi observada a necessidade de melhora nos desempenhos.

Dica: ofereça também horas complementares para os que forem às aulas de reforço. É interessante fazer com que estes momentos sejam mais descontraídos.

4. Ofereça recompensas e facilidades

Geralmente o Enade acontece aos finais de semana, iniciando durante a manhã. Esse pode ser um fator de desânimo dos alunos, pois, como dito, nem todos entendem a importância do exame para si.

Como o Enade é fundamental para as IES, também deve partir delas algumas atitudes para facilitar e motivar os universitários no dia da realização da prova.

 

Pontos são atrativos

Pontos extras são sempre bem-vindos na vida universitária! Se viável, é interessante oferecer pontuação em algumas disciplinas para aqueles que realizarem o Enade mais motivados naquele ano.

 

Horas de Atividade Complementar

As horas de Atividade Complementar também são significativas. Ofereça a contabilização de horas tanto para a prova quanto para outras atividades que envolvam a avaliação.

 

Ofereça transporte

Algumas facilidades também podem ser relevantes. Em alguns casos, o que desincentiva o participante é simplesmente o deslocamento para os locais de prova.

Outra sugestão é oferecer vans ou ônibus partindo das faculdades até onde a prova será aplicada. Além de, logisticamente, ser mais acessível, os estudantes podem ir em grupo de amigos, deixando a ocasião mais descontraída e promovendo um momento de interação social.

Veja também: Captação de alunos: 11 estratégias para o ensino superior

5. Acompanhe as inscrições

Ficar de olho nas inscrições é imprescindível! Nem sempre os alunos têm tempo, interesse ou simplesmente se esquecem de se inscrever no Enade. É papel da instituição de ensino fiscalizar se todos estarão aptos para realizar a prova.

Para isso, as IES devem designar pessoas ou setores para manterem atualizados os registros de inscritos e, em caso de baixo número, cobrarem constantemente que regularizem sua situação para realizar o exame.

As universidades podem oferecer em seus portais e nos sistemas acadêmicos lembretes para a inscrição, designando também que os professores façam essa comunicação, já que eles estão em contato direto com as turmas. É sempre importante fazer a divulgação de todas as formas!

6. Divulgue a avaliação do Enade nas redes sociais

Não há mural de recados mais eficiente hoje em dia do que as redes sociais. As instituições sabem disso e cada vez mais atuam nestes meios, criando engajamento e estreitando laços.

A melhor maneira de divulgar o Enade e tudo que o envolve, como datas, locais de prova, informações sobre inscrições, simulados, aulas de reforço e sua importância, deve ser feito por meio das páginas de cada IES nas redes sociais.

Faça isso tudo em um tom amistoso e que realmente atinja os estudantes de modo que o interesse deles pelo Enade seja despertado. Não deixe que eles esqueçam o exame. De forma leve, divulgue-o constantemente!

Com os universitários bem preparados, conscientes e motivados, os resultados da avaliação do Enade têm tudo para serem altamente satisfatórios.

Para trabalhar cada vez mais em bons desempenhos e avaliar os indicadores do MEC e do INEP acesse a ferramenta Resultado Enade, desenvolvida pela Saraiva Educação.

Dashboard Resultado Enade