O conceito ENADE, além de possibilitar a construção de um panorama da situação do ensino superior brasileiro em termos de qualidade, também tem impactos diretos na gestão de IES.

A relação é de endogeneidade: ao mesmo tempo em que as condições internas da universidade, incluindo o projeto pedagógico, a capacitação dos professores e o estímulo aos alunos, influem nos resultados alcançados, uma média positiva do indicador garante a prosperidade da instituição em muitos sentidos.

Veja quais são os principais impactos do conceito ENADE no ensino superior e nas IES brasileiras:

Afinal, como o conceito ENADE é um indicador de qualidade?

O ENADE é uma das metodologias de avaliação que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). É a partir da nota dos alunos nesse conceito que são calculados importantes indicadores educacionais, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Um bom desempenho no conceito ENADE está atrelado à boa reputação da instituição, bem como a um desenvolvimento acadêmico e profissional mais completo dos alunos. Por isso a prova é dividida em duas frentes, uma referente à formação específica do graduando e outra com temas de formação geral, incluindo:

  • ética, democracia e cidadania;
  • políticas públicas;
  • responsabilidade social;
  • meio ambiente;
  • inovação tecnológica.

Dessa forma, o exame busca não apenas distribuir notas com base em questões de conhecimento especializado, mas também fazer uma verdadeira análise do perfil dos graduandos brasileiros, levando em conta a interdisciplinaridade e os saberes que envolvem o exercício da cidadania. Além disso, o exame tem a função de avaliar o papel das instituições na formação completa dos alunos.

Os objetivos e características do ENADE se relacionam diretamente à gestão de IES, com implicações práticas que não podem ser ignoradas. Um desempenho muito baixo no indicador pode, até mesmo, resultar em penalidades por parte do MEC, que vão desde a supervisão das aulas até a aplicação de sanções e de medidas cautelares, como a suspensão do vestibular.

Para se esquivar de tais medidas, é fundamental que um gestor saiba por que a sua IES deve acompanhar o conceito ENADE. Para efeito de adequação das suas ementas e projetos pedagógicos de acordo com a concorrência e os parâmetros considerados ideais pelo MEC, é válido estar sempre atualizado sobre os resultados das demais instituições.

Para isso, a ferramenta do Resultado ENADE, desenvolvida pela Saraiva Educação, permite às IES:

  • o acompanhamento das notas de cada curso;
  • o benchmarking por meio da análise das notas das demais instituições;
  • o estudo do desempenho dos alunos nas frentes de formação específica e geral;
  • os indicadores CPC de cada curso e IGS da IES.

O conceito ENADE é um recurso que deve ser utilizado como medida de qualidade. Entender o seu funcionamento e atentar-se aos seus resultados é fundamental para que as instituições assumam um papel protagonista na gestão educacional do país frente a um cenário tão complexo e desafiador.

Quais os principais implicações do conceito ENADE no ensino superior?

Dentre as principais implicações do conceito ENADE no ensino superior, estão:

Performance no EAD

O desempenho no ENADE é amplamente utilizado como fator decisivo na escolha de cursos a distância (EAD). No portal do MEC, há uma aba para consulta avançada das instituições e dos cursos oferecidos.

As notas do indicador vão de 1 a 5, sendo que os cursos com médias 1 ou 2 são considerados insatisfatórios para o MEC. Esse aspecto é tão valorizado que muitas IES que oferecem cursos a distância utilizam suas notas no exame como uma chamada de marketing para atrair novos alunos.

Concessão de bolsas para os alunos

Como lembram Canan & Eloy (2016), um bom desempenho no conceito ENADE também influi na concessão de bolsas de mestrado e doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que valoriza os graduandos de IES com bons resultados no indicador.

Um exemplo disso é o fato de que, desde 2010, a CAPES premia os primeiros colocados no exame com bolsas de pós-graduação stricto sensu.

Reputação da IES

Dentre outras coisas, as consequências do ENADE para as IES são fortemente relacionadas à imagem da instituição. Como as médias das notas obtidas pelos estudantes são públicas, a reputação de uma IES ficará maior na medida em que o seu desempenho no conceito for satisfatório.

Com isso, a procura por vagas se torna maior e a instituição ganha cada vez mais visibilidade no meio acadêmico, favorecendo assim o processo de captação de alunos nas IES.

Salários dos alunos no futuro

No estudo intitulado “The Big Sort“, os autores chegaram à conclusão de que os alunos graduados de faculdades de alta reputação podem ser mais propensos a obter posições em empresas com salários mais altos.

Dessa forma, o conceito ENADE também impacta diretamente na vida profissional dos alunos. O respaldo no mercado de trabalho que um aluno vai ter no futuro estará intimamente relacionado à credibilidade da instituição na qual ele realizou os estudos.

Novos alunos e manutenção de matrículas

Os indicadores de desempenho influenciam também na gestão financeira da universidade, isso porque bons resultados podem reduzir a taxa de inadimplência e a evasão escolar no ensino superior.

Em um estudo recente, mostramos como a falta de motivação se reflete no quadro de estudantes com pior e melhor desempenho no ENADE.

Assim, infere-se que um curso bem avaliado oferece condições de aprendizado melhores. Consequentemente, os alunos se sentem mais motivados, influenciando diretamente no pagamento das mensalidades e na frequência durante as aulas.

A partir da análise de todos esses fatores, fica claro que as IES devem analisar cuidadosamente os resultados do ENADE, tendo em vista que, para alcançar um bom desempenho no indicador, todo um projeto pedagógico deve ser trabalhado desde o início dos cursos, inclusive por meio de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) adequado aos critérios cobrados no exame.

Em resumo, temos que o conceito ENADE pode gerar várias consequências na gestão de IES. Se bem observado, esse indicador pode colocar a instituição em uma cadência virtuosa muito positiva: um bom desempenho assegura o ingresso de novos alunos qualificados e reduz a evasão escolar, o que, por sua vez, auxilia na manutenção do conceito.

Considerando esses fatos, cabe aos gestores fazerem uma avaliação de prioridades e um direcionamento de estratégias de marketing e captação, além de engendrar meios para preparar melhor os alunos para a avaliação.

Nesse sentido, a ferramenta do Resultado ENADE é um apoio fundamental. Clique no banner abaixo e conheça todos os benefícios de acessar esse recurso.