No final do mês de Novembro de 2017, entrevistamos o Professor Frederico de Ávila Miguel, coordenador do curso de Direito de uma das IES parceiras da Editora Saraiva, a Faculdade Orígenes Lessa (FACOL), de Lençóis Paulista/SP.

Além de coordenador de curso, o Professor Frederico é sócio de um escritório de advocacia em Bauru/SP e leciona na Educação Superior desde 2004. Em sua formação, conta com o título de Mestre em Direito Civil.

Acompanhe a entrevista:

 

Saraiva Educação – O senhor considera o ENADE um meio adequado para a avaliação do desempenho dos estudantes de graduação?

Prof. Frederico Miguel – Considero o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) um bom meio para avaliação do desempenho dos estudantes de graduação. As provas avaliam mais as habilidades e competências adquiridas ao longo do curso do que os conteúdos programáticos de modo decorado. Portanto, o Projeto Pedagógico do Curso precisa estar em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso e ainda considerar as realidades regional, brasileira e mundial. Um estudante bem preparado para o ENADE é, via de regra, bem avaliado em outros exames. No curso de direito, por exemplo, é possível perceber que aqueles que obtém um bom resultado no ENADE costumam também alcançar um bom desempenho no Exame de Ordem.

 

SE – Há diferença na forma como seu curso e os demais cursos da FACOL enxergam o ENADE?

Prof. Frederico Miguel – Certamente não! Tanto no Curso de Direito, do qual sou coordenador, quanto nos outros cursos da FACOL, percebo que existe um projeto unificado, embasado pelo PDI da IES.

Entendemos o ENADE como um meio adequado para avaliar a qualidade de ensino por meio das habilidades e competências do estudante e, no projeto pedagógico de cada curso trabalhamos para que nossos alunos desenvolvam e exercitem essas habilidades e competências que caracterizam e formam o perfil profissional delineado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso sempre com foco na missão institucional de valorizar a diversidade cultural, econômica e social do país e formar cidadãos críticos e preparados para a promoção do desenvolvimento sustentável.

 

SE – Há algum trabalho específico desenvolvido pela FACOL ou pelo curso de Direito, isoladamente, para preparar os alunos para o ENADE?

Prof. Frederico Miguel – Desde 2004 atuo como docente em cursos de graduação em Direito. Já trabalhei em cinco diferentes IES do Estado de São Paulo (uma delas na capital), e, com base nessas vivências, entendo que a estratégia da FACOL para o quinquênio 2016-2020 é muito inovadora e, ao mesmo tempo, bastante simples. Os projetos pedagógicos dos cursos consideram os conteúdos curriculares como meios para desenvolver habilidades e competências e moldar o perfil profissional objetivado pelas respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais. Assim, em todos os cursos os professores fazem as avaliações com questões dissertativas e/ou objetivas criadas nos mesmos moldes dos itens do ENADE. Para isso, os professores foram capacitados para a criação dessas questões e, em sala de aula, já lecionam de maneira a estimular a participação ativa dos discentes.

Os estudantes estão focados nas competências e nas habilidades que a profissão lhes exigirá, possibilitando que tenham chances maiores de sucesso na profissão escolhida. Os docentes têm o objetivo de orientar e indicar os caminhos para que os discentes reflitam sobre os problemas inerentes à profissão, sempre permeados com situações interdisciplinares.

 

SE – Quais as características de seu curso que o senhor entende mais benéficas para os estudantes inscritos no ENADE?

Prof. Frederico Miguel – O curso de Direito da FACOL foi autorizado pelo MEC para ter início em 2017, portanto os estudantes serão submetidos ao ENADE somente em 2021. Nosso projeto pedagógico, contudo, estabelece uma proposta unificada de ensino para todos os alunos e não diferencia e/ou privilegia as turmas que prestarão o ENADE.

Todos os estudantes são estimulados à leitura e ao raciocínio lógico em todas as disciplinas. A ideia é que não estudem para as provas, mas que estudem diariamente ao longo do curso e estejam preparados para as provas independentemente da data em que estejam previstas. Para isso, é necessário oferecer condições de estudo, ou seja: conteúdo e direcionamento.

Nesse sentido, firmamos uma parceria com a Saraiva Educação para a implantação da Saraiva Solução de Aprendizagem. A parceria ampliou muito o acesso dos estudantes à doutrina qualificada e ainda possibilitou a estruturação do conteúdo programático das disciplinas do nosso curso com propostas de estudos temáticos baseados em atividades de aprendizagem com objetivos de aprendizagem bem definidos e atrelados às competências e habilidades necessárias aos futuros profissionais do Direito.

 


Conheça melhor nossas soluções:

Faça como o Professor Frederico e melhore o desempenho de sua IES. Fale conosco!


 

No curso de Direito da FACOL cada estudante recebe semestralmente os livros das disciplinas em que está matriculado e fica com os livros durante todo o semestre, inclusive levando-os para casa. Não bastasse, os alunos ainda têm livre acesso a uma seleção de livros digitais, podendo acessar pela internet, em qualquer computador ou até no celular, os títulos do referencial bibliográfico dos cinco anos do curso. Além disso, em cada disciplina são disponibilizadas diversas atividades de aprendizagem aos alunos, todas estruturadas para atenderem ao conteúdo programático do curso.

 

SE – Há algum planejamento no sentido de oferecer algum(s) incentivo(s) para os alunos que serão inscritos no ENADE? Em caso positivo, qual(is)?

Prof. Frederico Miguel – Sim. A FACOL procura conscientizar o alunado a respeito da importância da avaliação do ENADE. O aluno da FACOL compreende que o ENADE é um instrumento de avaliação institucional obtido através do desempenho deles. Assim, o desempenho da IES está vinculado ao dos alunos, o que significa que a boa avaliação representa um bom desempenho de ambos. Além da conscientização, a FACOL oferta premiação aos alunos com melhor desempenho no ENADE. Essa premiação compreende bens materiais e também bolsas para cursos de pós-graduação da FACOL.

 

SE – Entre o ENADE e o Exame de Ordem da OAB, o senhor entende que o estudante do seu curso estará melhor preparado para qual? Por quê?

Prof. Frederico Miguel – São exames diferentes, com objetivos diferentes. O Exame de Ordem não toma como base as Diretrizes Curriculares Nacionais, por isso as matrizes curriculares dos cursos de direito enfatizam conteúdos diferentes dos editais da OAB para Exame de Ordem. Os conteúdos considerados pelo Conselho Nacional de Educação como componentes “eixo fundamental” do curso de Direito têm menor peso nos editais da OAB.

Ainda assim, conforme falei, os projetos pedagógicos dos cursos da FACOL consideram os conteúdos curriculares como meios para desenvolver habilidades e competências e por isso entendo que os nossos estudantes estarão preparados para os dois exames.

A ideia é que os alunos não estudem apenas para as provas, mas diariamente. É justamente por isso que investimos muito nas condições de estudo, oferecendo orientações sobre os conteúdos e ajudando a direcionar os estudos. Com conteúdo qualificado e direcionamento assertivo, tanto durante as aulas quanto fora da FACOL, os alunos estarão aptos para o bom desempenho no ENADE e no Exame da OAB.

Aposto muito no projeto pedagógico de Direito da FACOL pois acredito que o aluno com adequado desenvolvimento das competências e das habilidades inerentes ao exercício profissional estará bem preparado tanto para o ENADE quanto para o Exame da OAB.

 

SE – O senhor planeja, desde já, medidas a tomar de acordo com os possíveis resultado dos estudantes do curso no ENADE? Em caso positivo, o que planeja em caso de um resultado inesperado, seja abaixo ou acima das expectativas institucionais?

Prof. Frederico Miguel – Este é o primeiro ano do Curso de Direito da FACOL e, desde o início, a preocupação e as ações estão sendo tomadas para garantir a máxima qualidade ao ensino jurídico. Nossos professores são preparados e possuem amplo conhecimento prático e também na docência. Temos imensa preocupação na contratação de professores qualificados e com titulação. Priorizamos docentes com mestrado e doutorado e esse é desde o início o planejamento na montagem do corpo docente. Ofertamos atividades extracurriculares, semana jurídica, palestras e outras atividades extracurriculares aos nossos estudantes.

Ao propiciar ensino de qualidade, focado em conteúdo e direcionamento para desenvolver competências e habilidades, a FACOL qualifica e prepara o aluno para a vida profissional. No que se refere aos resultados do ENADE, somente em 2021 teremos um resultado objetivo, possível de mensuração. Mas até lá o planejamento é aperfeiçoar constantemente nossos processos pedagógicos.

 

Deseja melhorar o desempenho de sua IES assim como fez o Professor Frederico? Preencha o formulário e veja como nossas soluções podem ajudar sua Instituição de Ensino Superior.




 

Professor Frederico de Ávila Miguel

Frederico de Ávila Miguel

OAB/SP 141.627

Coordenador do curso de Direito da FACOL

frederico@avilamigueleruiz.com.br

Frederico Ávila, graduado bacharel em Direito em 1995 pela ITE/Bauru e mestre em Direito, com título obtido em 2001 junto à Instituição Toledo de Ensino de Bauru (ITE/Bauru), é professor de Ensino Superior, tendo lecionado em diversas Faculdades de Direito, tanto em Cursos de Graduação como em Cursos de Pós-Graduação. Possui diversas participações em eventos jurídicos, inclusive como palestrante e é autor de artigos jurídicos, bem como foi orientador de vários trabalhos científicos com participação em diversas bancas examinadoras. Foi contratado pela Editora Saraiva para atuar como conteudista e revisor de conteúdos de materiais relacionados à área jurídica. Também já atuou junto à Administração Pública como Chefe de Gabinete, Diretor Administrativo e Secretário do Desenvolvimento Econômico do Município de Macatuba. Desde 1996, advoga com escritório próprio atuando como consultor em advocacia preventiva e também em advocacia litigiosa.